quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA DOMÉSTICA - ANIMAIS PEÇONHENTOS - SERPENTES

Boa noite a todos os amigos profissionais, prevencionista e leigos, vamos dividir nas próximas linhas um pouco do nosso conhecimento de animais peçonhentos. As informações que postarei não foram colhidas na internet, mas foram aprendidas e estudadas com quem mas entende desses animais fascinantes no Brasil (OS BIÓLOGOS DO BUTANTAN) onde fizemos cursos de reconhecimento e captura. Antes de entrar-mos na parte técnica do post e como de costume narrarei três fatos verídicos com esses animais: o , um amigo de um primo meu levou uma picada de uma cobra marrom, ao ser levado para o hospital da restauração o médico que o atendeu perguntou: se ele sabia que cobra era? ele respondeu que achava que era uma cascavel, o médico então decretou aplicar soro CROTALÍNEO, resultado ele ficou 15 dias internado. O caso, um amigo me ligou outro dia preocupado, pois um amigo havia levado uma picada de um escorpião, ele queria saber o que fazer ou para onde levar o amigo dele, eu fiz o que o médico deveria ter feito, perguntei que horas foi, a idade da pessoa e quais as reclamações da vítima? as respostas foram: ele tem mas de 30 anos, foi pela manhã e não se queixa de nada, conclui, não precisa fazer nada e nem levá-lo a hospital nenhum, a ação do veneno do escorpião da região nordeste tem efeito imediato de dor intensa. Então o escorpião que picou o amigo do meu amigo era um falsário. E o caso foi nesse carnaval, estávamos em um acampamento e a noite apareceu uma cobra coral, devido a preocupação de todos matamos a cobra e aproveitamos para fazer algumas explicações acerca desse animal belíssimo e perigosíssimo, mas o que vale ressaltar é a ênfase nos cuidados com essa serpente pois ela é dona do pior veneno entre os animais peçonhentos.
DENTIÇÃO
          Bom, vamos explicar a diferença entre os animais peçonhentos e os venenosos, os peçonhentos possuem dentes ocos como agulhas de injeção, ferrões e presas, esses são interligados a glândulas formadoras do veneno por onde eles inoculam (injetam) o veneno em sua vítima, 
já os venenosos tem as glândulas formadoras do veneno mas não tem por onde inocular (injetar) o veneno em sua vítima.  
               Como se diferenciar as serpentes peçonhentas das não peçonhentas, algumas imagens:
               Resumindo as diferenças e enfatizando as características das peçonhentas, as peçonhentas são inconfundíveis, pois, só elas possuem a FOSSETA LOREAL E OLHOS OVAL VERTICAL, no geral das especies. Além desses, não há outros sinais. Agora, especificamente por espécie cada uma tem suas peculiaridades a saber: JARARACA e CASCAVEL
CORAL

          Falando dos animais agora, 1º; as serpentes, as serpentes peçonhentas de interesse médico são aquelas com veneno potencial para causar complicações ao organismo inclusive a morte, são divididas em 04 famílias, são elas:                                                      Bothrops, Crotalínea, Micrurus e Lachesis. 
         1º Bothrops (família das Jararacas) é dona do maior índice de acidentes peçonhentos no Brasil, cerca de 90% dos casos, seu veneno tem porção hemotóxica e mio-tóxica, essas frações venenosas atuarão causando hemorragias locais e sistêmicas, hematomas, edemas, sudoreses, agressões a pele entre outros sinais e sintomas, o pico da ação do veneno se processa em um tempo máximo de 11hrs, então uma vitima atacada por serpente do gênero Bothrops tem que ser levada ao hospital no máximo em 11hrs. 
QUAL O SINAL CARACTERÍSTICO DA JARARACA??
         2º Crotalíneo (família das Cascavéis) é dona de por volta de 8% dos acidentes no Brasil, veneno potentíssimo, frações neurotóxica e hemotóxica, essas frações irão causar hemorragias locais e sistêmicas e agravos no sistema renal além e outros males, sintomatologia na vítima, pálpebras caídas, urina escurecendo gradativamente, edemas, sudoreses entre outros sinais e sintomas o pico da ação do veneno se processa em no máximo 05hrs, então uma vítima atacada por serpentes do gênero Crotalíneo tem no máximo 05hrs de vida.
QUAL O SINAL CARACTERÍSTICO DA CASCAVEL??
         3º Micruros - Elapidico (família das Corais) poucos acidentes causados por elas, apenas cerca de 0,5% existe um mito em relação a coral falsa e a verdadeira, orientação dos biólogos do Butantan (viu coral saia, fuja, corra) pois ela tem o veneno mas potente entra todas as serpentes Brasileiras, fração neurotóxica de ação cerebral que causará insuficiência respiratória, o pico máxima da ação do veneno acontece em no máximo 05hrs, então uma vítima atacada por serpentes do gênero Micrurus tem no máximo 05hrs de vida.
QUAL O SINAL CARACTERÍSTICO DA CORAL??
         4º Láquesis (famílias das Surucucus) muito pouco conhecido acidentes dessas serpentes, até por conta da região do seu habitat natural que é a região Amazônica, tem veneno parecido com o da Jararaca, porém de frações mio-tóxica e citotóxica essas frações vão causar necrose celular, ferimentos cutâneos entre outros, pouco se sabe sobre essa espécie de serpentes.
QUAL O SINAL CARACTERÍSTICO DA SURUCUCU??
MITOS:


  1. Em Pernambuco tem o mito da cobra casco de burro que mata, que tem veneno forte, não existe esse gênero, segundo os biólogos do BUTANTAN e do CEATOX são especies sem especies; ou seja, serpentes que não se sabem o nome e chamam de casco de burro;
  2. Cobras que mamam em mulheres u vacas em fase de amamentação;
  3. Cobras que correm atrás das pessoas pesquisando encontrei um comentária acerca da personalidade da caninana que agressiva e instável, porém não é peçonhenta.

CURIOSIDADES: 


  1. O bote das serpentes é em média um terço do seu tamanho a maior entre as serpentes peçonhentas é a SURUCUCU;
  2. O bote é na altura da linha dos joelhos;
  3. Os elos nos chocalho da cascavel não se refere a idade dela, e sim a quantidade de vezes que ela troca a pele, e isso ocorre cerca de 6 vezes ao ano e quando chocalho vai aumentando o tamanho os últimos elos vão se soltando;
  4. Serpentes não piam.



IMPORTANTE: COMO RECONHECER SE O ACIDENTE FOI POR SERPENTE PEÇONHENTA OU NÃO?
1º Tentar reconhecer o animal, nunca tente capturar como é muito ensinado e recomendado, a maioria dos médicos e enfermeiros que dão o atendimento no hospital não sabem reconhecer o animal nem tão pouco classifica-lo então não corra riscos ligue ou recomende ligar para o                                                                                                                  CEATOX 08007726001.
Observar a característica dos furos, se houver apenas 2 furos paralelos, é peçonhenta se houver mais de 2 furos em fileiras não foi peçonhenta;
2º a gravidade do acidente está ligado a basicamente 3 fatores: quantidade de veneno inoculado, local da picada e massa corpórea da vítima;
3º Os únicos venenos capazes de matar um adulto com mas facilidade e rapidez são os das corais e cascaves, as demais podem, porém a ação do veneno necessitaria de outros fatores, como reações anafiláticas ou falta de cuidado, já crianças e idosos a morte chegaria mas rápida e inevitavelmente devido a pouca massa corpórea, no caso da criança o sistema imunológica está em formação e do idoso já enfraquessido.
RESUMINDO, aconteceu o acidente, reconhecer o animal e transportar imediatamente a vítima para o hospital, sendo ou não peçonhenta o reconhecimento é apenas para evitar casos como o do amigo do meu primo, nunca esqueçam de ligar para o
CEATOX, QUAL O NÚMERO??
geral, não perca tempo, não deixe a vítima fazer esforços, retire relógio, anéis e alianças dos dedos da vítima e a transporte imediatamente.
O QUE NÃO FAZER? Chupar o local da picada, dar querosene para vítima beber, esfregar fezes de animais, cortar e espremer o local da picada, fazer torniquete e etc.

4 comentários:

  1. BASTANTE SATISFATÓRIO,PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE SOBRE A COBRA CASCO- DE- BURRO;MUITAS AS MENTIRAS LEVANTADAS E DAS VEZES QUE VI UMA,VI SE TRATAR DE UMA COBRA PEQUENA,O CORPO TODO MALHADO EM PRETO E BRANCO E SEM NENHUMA CARACTERÍSTICA DE PEÇONHISMO.

    ResponderExcluir
  2. Mas, mesmo que uma criança seja picada por uma cobra peçonhenta e levada imediatamente para um Hospital, mesmo assim, ela corre risco de morte????

    ResponderExcluir
  3. Há poucos dias eu capturei esse animal próximo à minha casa...gostaria de saber qual o nome da serpente e se é peçonhenta...muito obrigado...abraçoshttps://bay178.mail.live.com/att/GetAttachment.aspx?tnail=1&messageId=b9bae444-aa06-11e2-a664-001e0bcc1a28&Aux=40|0|8D00C2AA3C18B50||0|0|0|0||&cid=9574e66b52a23c59&maxwidth=220&maxheight=160&size=Att&blob=MXwyMDEzMDQyMF8xODU0MTkuanBnfGltYWdlL2pwZWc_3d

    ResponderExcluir
  4. Se uma pessoa é picada em recife ou em Jaboatão pra onde deve ser levada???

    ResponderExcluir